POSTADO EM
16
.
03
.
2020
|
Geral

Talvez você seja como milhões de pessoas que já fizeram de tudo, ou quase tudo, para emagrecer: já tomou medicamentos “naturais” ou não, tentou as mais malucas dietas, talvez até tenha emagrecido com uma dieta difícil de seguir mas que, após abandoná-la recuperou todo o peso e ganhou mais alguns quilinhos. Com isso, possivelmente você tenha se sentido muito frustrado e até com raiva de você por ser “tão fraco” e não resistir à comida, o que pode ter gerado ainda mais insatisfação com seu corpo. Então, resolveu fazer uma nova dieta e que te mantém em um eterno ciclo vicioso, se sentindo, assim, refém das dietas e eternamente insatisfeito com seu corpo.

Uma coisa que a maioria das pessoas não sabe é que as dietas, em geral, não funcionam em longo prazo. Ou seja, muitas pessoas conseguem aderir à dieta, mas 90 a 95% delas reganham o peso perdido e ganham mais alguns quilos (Deram, 2018). No entanto, pior que esses resultados são as consequências que elas geram no nosso corpo. As dietas nos tornam mais eficientes em estocar gordura, mediante a privação de nutrientes aumentam nossa fome, nosso desejo por alimentos ricos em carboidratos simples e açúcar, sendo possível desenvolver até mesmo compulsão alimentar.

Então, como podemos quebrar esse ciclo de dietas?

A chave para reassumirmos o controle da situação é ouvirmos o que de fato funciona para emagrecermos e/ou nos mantermos saudáveis: o nosso próprio corpo! Quem poderia ser mais sábio que nosso próprio corpo para nos dizer o que, quanto, quando, como e por que comer? Quando nos conectamos aos sinais de fome, saciedade, exploramos a comida (e a experiência toda da alimentação) com todos os sentidos, quando comemos com prazer e sem julgamentos, podemos confiar plenamente que o nosso corpo será nosso melhor guia.

Para te ajudar a fazer as pazes com a comida e a ser mais gentil com seu corpo, sugerimos a leitura do livro da nutricionista Sophie Deram, O Peso das Dietas. Nele, ela discute as regras disfuncionais das dietas, ensina como nosso corpo e mente reagem às dietas e como desenvolver uma alimentação consciente, nos conectando ao nosso corpo.

Imagem da capa do Livro "O peso das dietas" escrito por Sophie Deram.

Deram, S. O Peso das Dietas: emagreça de forma sustentável dizendo não às dietas. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

Talita Lopes Marques

Graduada em psicologia (CRP 08/10841). Especialista em transtornos alimentares e obesidade e intervenção cognitiva. Formação em terapia comportamental e cognitiva e psicologia do emagrecimento. Instrutora Qualificada de Mindful Eating - Protocolo MB-EAT (2018).