POSTADO EM
23
.
03
.
2020
|
Geral

O ensino à distância atualmente vem tornando-se cada vez mais comum e acessível em todos os níveis da educação. Por ser uma modalidade que permite a otimização de tempo, muitos profissionais optam por este tipo de curso pois aproveitam para estudar e atualizar-se. Porém, existem outros fatores mais variados possíveis e não menos importantes pelos quais um aluno decide fazer um curso EaD, dentre eles  destacam-se: trocar a sala de aula pelo conforto da própria casa, até mesmo do trabalho; não precisar deslocar-se até a instituição de ensino; a questão financeira também costuma influenciar na decisão;  entre outros. No entanto, uma das principais vantagens é a economia de tempo, já que o próprio aluno faz os seus horários de acordo com a sua disponibilidade, mas para aproveitar melhor esse benefício é preciso saber organizar-se. Seguem algumas dicas para obter um maior aproveitamento do seu curso EaD:

  1. Montar um cronograma com datas e disciplinas: o passo mais importante para que o aluno organize e programe seu tempo; montar seu próprio cronograma (se possível) em paralelo com as suas atividades cotidianas, profissionais e pessoais. É importante saber quanto tempo terá para dedicar-se aos estudos. 
  1. Criar listas de prioridades: por etapas, por semanas, meses, etc.. 
  1. Ter foco e ser disciplinado: dividir as tarefas por área ou disciplina e anotar, usar a sua própria forma de anotar separando as atividades de casa, do trabalho, usando o que melhor se adapta ao seu estilo. É muito importante anotar o que se tem para realizar já que tal atividade permite que o cérebro não gaste energia tendo que lembrar-se dos compromissos programados e assim ficará mais concentrado no que realmente precisa ser realizado.
  1. Ter um método pessoal: é importante cada um definir seus próprios métodos levando em consideração o melhor horário de produção, cada um de nós possui um ritmo de trabalho, é importante que cada um conheça o seu. À medida que começamos a realizar o controle dos horários em que trabalhamos melhor, conseguimos definir com mais exatidão que atividades fazer dentro de determinados horários.
  1. Criar um ambiente de estudos adequado: evitar distrair-se com assuntos que não dizem respeito a disciplina e que atrapalham a concentração. 6º-Criar mecanismos para motivar-se: não ficar com dúvidas, participar de fóruns, pesquisar, informar-se e ir além do conteúdo oferecido no curso.

Estas são algumas importantes dicas para que o aluno que se propõe a fazer um curso EaD consiga obter um melhor aproveitamento do conteúdo oferecido, pois este tipo de curso proporciona maior liberdade, porém exige mais responsabilidade e independência para gerenciar sua programação e executar as atividades. É importante destacar que o autoconhecimento é algo determinante para o sucesso, portanto, comece a produzir o seu melhor agora, pois resultados diferentes exigem atitudes diferentes, otimize a forma de agir e os resultados com certeza serão excelentes.

Referências bibliográficas

https:www.ead.com.br/ead/organizar-tempo-sucesso-ensino-distancia
https:www.inglêsinstrumental.online.com.br/15dicas-para-criar-umarotina-e-estudar-a-distancia 
https:www.estudaadministracao.com.br/ler/06-11-2014-melhoredesempenho-administracao-tempo-tarefas

Elizabete Aparecida Ercole Schiavon

Pedagoga pela PUC/PR, Especialista em Pedagogia nas Organizações pela IBPEX, Secretária e Tutora da EID - Escola Internacional de Desenvolvimento