O que é terapia do esquema e como se especializar?

POSTADO EM
05
.
01
.
2022
|
Psicologia

Como um bom psicólogo, você, com toda certeza, sabe que existem diversos tipos de abordagens para as mais variadas condições de um paciente, como é o caso da terapia do esquema

Claro, também não é uma novidade para você que todos os profissionais da área de psicologia precisam estar sempre muito bem capacitados para desenvolver e conduzir o tratamento da melhor forma possível.

Cada caso é um caso, então mudanças acabam sendo bem-vindas no decorrer do tratamento para garantir um bom resultado e, por esse motivo, é importante se atualizar, buscando conhecer outras abordagens da psicologia clínica.

Hoje, falaremos sobre a terapia do esquema. Portanto, continue a leitura para entender tudo sobre essa abordagem (e até como você pode se especializar, caso queira).

O que é terapia do esquema?

A terapia do esquema é uma abordagem de tratamento desenvolvida pelo psicólogo Jeffrey Young (Estados Unidos), sendo parte das Terapias cognitivo-comportamentais. 

É influenciada por outras teorias e técnicas, a fim de obter melhores resultados com os pacientes. Dentre as teorias, se destacam: Gestalt, Psicodinâmica e a Teoria do Apego. 

Como funciona a terapia do esquema?

O processo básico da terapia do esquema envolve a identificação das necessidades emocionais não atendidas do paciente. 

Para isso, a primeira parte da terapia visa se conectar com o paciente e avaliar os chamados esquemas disfuncionais, que são padrões, desenvolvidos na infância e adolescência, que permanecem na vida adulta.

Identificar esses esquemas é essencial, pois eles precisam ser profundamente analisados, sendo ainda a base para delimitar os próximos passos da terapia, a respeito de quais intervenções serão utilizadas.

Depois de identificar os esquemas e chegar à raiz dos seus pontos principais, o terapeuta poderá, então, aplicar as intervenções que achar adequadas no tratamento, para que o paciente possa efetivamente superar as questões que estão atrapalhando sua vida. 

Quando essa abordagem é indicada?

Quando a terapia do esquema foi desenvolvida, o seu foco era o atendimento de pacientes complexos e sem muita evolução.

Atualmente, essa abordagem pode ser utilizada em vários tipos de pacientes, desde crianças a adultos, com, inclusive, excelentes resultados em aplicações em psicoterapia de grupo ou casais.

Como se especializar em terapia do esquema?

Atualmente existem diversas formações e especializações que capacitam terapeutas para atuarem com a terapia do esquema.

É necessário apenas encontrar uma instituição de confiança que ofereça a formação, sendo fundamental sempre observar a Matriz Curricular do curso, e quem são os professores que irão ministrá-lo.

Caso você esteja buscando uma opção, nós oferecemos vários módulos, que antes faziam parte do nosso curso denso de extensão, e hoje estão sendo ofertados de forma avulsa.

Para entender melhor sobre os módulos da terapia do esquema, como funciona e como você pode garantir sua vaga, é só clicar aqui

Mergulhe na terapia do esquema 

Além de buscar uma especialização em terapia do esquema para complementar o seu trabalho como terapeuta, é muito importante se manter atento a algumas atividades que podem deixar a sua especialização ainda mais completa. 

Um exemplo é realizar a aquisição e leitura de livros sobre o tema, considerando que aqueles escritos por especialistas possuem bases científicas para que a sua atuação seja ampla e completa.

Outra ótima opção é se manter atento aos estudos da área, geralmente liberados em artigos científicos e pesquisas. Assim você saberá das novidades mais recentes, enquanto possui os estudos aprofundados dos livros para também se basear.

Combinando a formação na área, com a leitura constante sobre o tema, com toda certeza você se tornará um excelente profissional, apto para incluir a terapia do esquema no seu atendimento. 

A terapia do esquema é uma abordagem que vale muito a pena dominar 

Isso, claro, além de auxiliar nos tratamentos, considerando que a terapia do esquema conta com muitas técnicas, focadas em compreender o real estado do paciente e os vários problemas e condições que precisam ser devidamente trabalhados no tratamento dele.

E depois de compreender o que precisa ser tratado, o terapeuta pode aplicar as técnicas que julgar necessárias, mantendo ainda um relacionamento com o paciente para que ele também diga como está o andamento da terapia.

Tudo para que, no fim, o paciente possa melhorar sua condição de saúde, podendo aproveitar a sua vivência de uma maneira mais humana e agradável.

Gostou da abordagem e quer se especializar? Confira nossos módulos de terapia do esquema.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da EID.
No items found.
compartilhe
Ao clicar em "Aceito", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar sua experiência de uso em nosso site, análise de dados e assistência com ferramentas de marketing. Veja nossa política de privacidade para mais informações.