Conheça as competências mais importantes para trabalhar no mercado da saúde pós-pande

POSTADO EM
25
.
05
.
2022
|
Saúde e Desenvolvimento

Se tem uma coisa que a pandemia evidenciou foi: o mercado da saúde é extremamente necessário e importante para uma boa vida em sociedade.

Exatamente por isso que a área segue não apenas em pleno funcionamento, mas também se modificando, em busca de aprimorar processos e garantir ações mais tranquilas e lucrativas.

E para quem deseja atuar no setor, é importantíssimo entender o que ele espera de seus profissionais, certo?

Se você concorda (e está ansioso para entender quais são as competências mais importantes para trabalhar no mercado da saúde pós-pandemia), continue a leitura.

Spoiler: isso fará uma enorme diferença na sua carreira.

6 Competências mais importantes para trabalhar no mercado da saúde pós-pandemia

O contexto da pandemia mudou muito a forma como as empresas, e até mesmo os profissionais, se comportam. Um belíssimo exemplo de que houve essa mudança, e ela está sendo percebida, é o fato de você estar aqui, certo?

Como as empresas estão seguindo um movimento diferente do que estávamos acostumados, é completamente normal que exista uma certa diferença nas habilidades cobradas. Veja abaixo 6 delas.

1. Ser eficiente na economia de custos

Até parece óbvio, já que, qual empresa não deseja economizar ao máximo e reduzir consideravelmente a maioria dos seus custos?

Mas no mercado da saúde isto tem se tornado regra de ouro, muito solicitada pelas diversas empresas do ramo, já que com a pandemia a maioria dos insumos e outros itens aumentaram muito o seu preço.

Assim, os profissionais que buscam formas inovadoras de economizar terão maior destaque e reconhecimento, além de ajudarem no crescimento das empresas para as quais irão atuar.

2. Agregar tarefas

Ser multitarefa não é algo tão novo assim, e mesmo no mercado da saúde existem muitas profissões que exigem capacidades múltiplas.

Mas depois da pandemia isso se tornou ainda mais essencial, visto que a falta de pessoal aumentou no setor, deixando muitas áreas sem a devida cobertura.

Então uma das principais competências a desenvolver e agregar em si envolverá o processo de realizar muito mais tarefas no seu cotidiano, e a maioria delas em concomitância com outras.

Tudo para garantir agilidade nas atividades, já que o mercado da saúde precisa cada vez mais de rapidez e de bons processos.

3. Flexibilidade e adaptação

A saúde está cada vez mais atrelada à tecnologia, além de manter ativas as pesquisas a respeito de otimização de processos e atividades.

Por conta disso, mudanças são muito naturais dentro da área, e estão ocorrendo de maneira cada vez mais rápidas, já que até mesmo as necessidades do mercado estão se modificando rapidamente.

Portanto, se você quer atuar no mercado da saúde, terá de ser um profissional flexível, que se adapte facilmente às várias mudanças que serão promovidas, numa velocidade muito maior do que momentos anteriores.

4. Saber tomar boas decisões

A tomada de decisão é algo corriqueiro de qualquer negócio, e no mercado da saúde o processo é ainda mais amplo e essencial.

Amplo porque a todo momento pequenas decisões cotidianas devem ser tomadas, de maneira a garantir o bom funcionamento da empresa.

E essenciais porque decisões mal tomadas ou que levam tempo demais para serem decididas, poderão comprometer e muito o ciclo operacional da instituição.

Cabe aos novos profissionais do mercado da saúde desenvolverem em si competências e conhecimentos que baseiam boas tomadas de decisões, garantindo um cotidiano operacional ágil e com o mínimo possível de problemas.

5. Saber liderar

Não são apenas os líderes que precisam de competências, ainda mais no mercado de saúde, onde isso tem se intensificado cada vez mais.

Pode ser que você precise organizar melhor uma atividade, equipe, tarefa, e assim deverá colocar em prática suas habilidades em liderança, alocando corretamente as pessoas, passando atividades que realmente resolvam problemas e tomando a frente de situações.

Desenvolver a liderança será ainda essencial, de maneira a saber reconhecer capacidades e habilidades nos demais trabalhadores, identificar os momentos que irão exigir ações de líder e colocar o que sabe em prática.

6. Bom relacionamento interpessoal

Aqui temos um item clássico não apenas do mercado da saúde, mas de todo o mercado de trabalho mundial, já que as pessoas são parte importante de qualquer atividade.

E mesmo sendo um clássico, ele sempre está em evidência por alguns fatores, como:

O ambiente da saúde é sempre estressante, o que leva as pessoas a perderem o controle emocional com maior frequência.

Terá de lidar com pessoas diferentes todos os dias, seja com colegas de trabalho, seja pacientes e fornecedores.

Por isso, saber se relacionar bem com as pessoas, identificando problemas, se comunicando de maneira efetiva, apaziguando os ânimos, se mantém como competência essencial para quem deseja atuar no mercado da saúde.

O mercado da saúde está em pleno desenvolvimento, e você pode ganhar com isso!

Vamos ser sinceros? O mercado está mudando, existem competências importantes para trabalhar no mercado da saúde neste período de pós-pandemia, mas você, como profissional, caso se adapte, só tem a ganhar.

Leve em consideração as competências citadas, qualificando-se ainda mais para a área, e tenha o destaque que você tanto almeja.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da EID.
No items found.
compartilhe
Ao clicar em "Aceito", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar sua experiência de uso em nosso site, análise de dados e assistência com ferramentas de marketing. Veja nossa política de privacidade para mais informações.
var div = document.createElement("div"); div.innerHTML = ' '; document.body.appendChild(div);