O essencial para compreender autismo em ADULTOS

Curso voltado para profissionais das áreas da saúde e ciências biológicas;
Conteúdo de vanguarda no campo do conhecimento do tema TEA em adultos;
Aulas remotas (ao vivo), com debate virtual interativo com os palestrantes;
Docentes com elevado grau de conhecimento técnico na área do curso.
Formação
Extensão
Modalidade
Remoto (ao vivo)
Carga horária
16 horas
Duração
6 meses
MatriculE-se

Sobre o curso

Por que conseguimos identificar pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas telas da TV ou cinema e não em nossos consultórios?

Sabendo que, segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) americano a estimativa atual é que uma a cada 54 crianças é autista, e que elas envelhecem, e aproximadamente 50% dos autistas adultos têm a forma leve, quantos deles você acompanha hoje? 

Dentro desse cenário, o curso objetiva: treinar os participantes a reconhecer os adultos com TEA; atentar para os comportamentos que são resultados das atípicas conexões neuronais; identificar o que é relevante para o diagnóstico por escalas neuropsicológicas; receber orientações básicas em habilidades sociais; tornar os participantes conscientes da alteração do processamento sensorial nessas pessoas. 

Ao fim do curso, os participantes estarão aptos a identificar as sutilezas do funcionamento do adulto TEA.

É um curso vanguardista, que usa recursos acessíveis para difundir o conhecimento. Ele se justifica por oferecer informações relacionadas diretamente à melhoria da prática clínica através de linguagem clara e didática. 

Curso coordenado pela profa. Esp. Amélia Dalanora, com aulas são 100% online, transmitidas ao vivo, ministradas por docentes altamente qualificadas na área: Mirian R. Biasão, Fernanda Delage, Thaís Pereira e Daniele Fajardo Nascimento. 

Será abordado ao longo do curso: fisiopatologia, genética, diagnóstico no adulto, exames auxiliares, diagnóstico diferencial, comorbidades, aspectos relevantes da testagem neuropsicológica, habilidades sociais na prática clínica e alterações no processamento sensorial.

Disciplinas

26/06/2021
08h30 até 12h30
O percurso do TEA no adulto: genética, fisiopatologia, diagnóstico e prognóstico - Aula 1
Profa. Ma. Mirian Revers Biasão

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento sem cura. Nessa disciplina, será apresentada a epidemiologia, genética e características clínicas em pessoas adultas com TEA. O objetivo é integrar essas informações a fisiopatologia cerebral do transtorno, ao diagnóstico e prognóstico.

10/07/2021
08h30 até 12h30
O percurso do TEA no adulto: genética, fisiopatologia, diagnóstico e prognóstico - Aula 2
Profa. Ma. Mirian Revers Biasão

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento sem cura. Nessa disciplina, será apresentada a epidemiologia, genética e características clínicas em pessoas adultas com TEA. O objetivo é integrar essas informações a fisiopatologia cerebral do transtorno, ao diagnóstico e prognóstico.

24/07/2021
08h30 até 12h30
O percurso do TEA no adulto: genética, fisiopatologia, diagnóstico e prognóstico - Aula 3
Profa. Ma. Mirian Revers Biasão

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento sem cura. Nessa disciplina, será apresentada a epidemiologia, genética e características clínicas em pessoas adultas com TEA. O objetivo é integrar essas informações a fisiopatologia cerebral do transtorno, ao diagnóstico e prognóstico.

07/08/2021
08h30 até 09h30
Importância da avaliação neuropsicológica para o diagnóstico
Profa. Ma. Daniele Fajardo Nascimento

A apresentação do TEA é diversa e a testagem neuropsicológica pode ajudar tanto a definir o diagnóstico quanto contribuir na identificação das funções cerebrais comprometidas para abordagem terapêutica mais direcionada de acordo com o que o paciente necessita.

07/08/2021
09h30 até 10h30
Habilidades sociais na prática clínica
Profa. Esp. Fernanda Zétola Delage

O TEA é uma particularidade neuronal que prejudica a comunicação eficiente. O treinamento de habilidades sociais propicia ao adulto o aprendizado que não aconteceu de forma natural ao longo da vida. O foco dessa disciplina não abrange as técnicas de ABA.

07/08/2021
10h30 até 11h30
Alterações no processamento sensorial
Profa. Esp. Thais Carolina Pereira

As pesquisas na área comprovam a importância do processamento sensorial no TEA, em sua maioria, realizadas com crianças. As particularidades no adulto são recentes e pouco exploradas pela ciência. Neste caso, é essencial a experiência clínica da docente em compartilhar suas observações na prática.

07/08/2021
11h30 até 12h30
Finalização do curso: Debate virtual interativo com as quatro palestrantes.

Nossos professores

Amélia Dalanora
Médica (CRM 22431-PR)

Psiquiatra (RQE 2756). Terapeuta Cognitivo Comportamental. Terapeuta de Esquemas. Formação em Psicofarmacologia Avançada (Grupo de Interconsultas/IPq FMUSP).Coordenadora do curso “O essencial para compreender autismo em adultos”.

Daniele Fajardo Nascimento
Psicóloga (CRP 8/07268)

Mestrado pelo programa da saúde da infância e adolescência. Colaboradora e supervisora no ambulatório de neuropsicologia do programa de extensão da UFPR com parceria do Hospital de Clínicas. Psicóloga clínica especialista em TCC. Psicóloga  PSS na Secretaria de Justiça.

Thais Carolina Pereira
TO (CREFITO 8/6868-TO)

Certificação completa em Integração Sensorial (Universidade do Sul da Califórnia). Especialista em saúde mental. Formação DIR (Developmental, Individual Difference, Relationship - based Model). Cursos específicos na área da ISA (atividades sensório motoras).

Mirian Revers Biasão
Médica (CRM 147805-SP)

Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência, RQE 604631. Mestrado em Psiquiatria. Colaboradora do PROTEA-USP durante 8 anos ( 3 anos como coordenadora). Assistente de pesquisa no KIND - Karolinska Institutet em Estocolmo, Suécia (2020).

Fernanda Zétola Delage
Psicóloga (CRP 8/08795)

Especialista em TCC. Aprimoramento em TCC pelo IPq-USP (Ambulatório de Ansiedade). Pediatric Behavior Therapy Training Institute, International OCD Foundation, ST Petersburg, Flórida. Behavior Therapy Training Institute, International OCD Foundation, Houston Tx.

Faça sua matrícula
Curso de extensão, constituído por 04 aulas ao vivo, com duração de 4 horas cada, totalizando 16 horas;
Aulas ao vivo, com debate virtual interativo com os palestrantes;
O aluno deverá participar de, no mínimo, 75% de cada uma das aulas;
Após a aula ao vivo, o conteúdo ficará disponível na plataforma de estudos durante 6 meses, a contar da data de matrícula do aluno;
O curso conta com certificado digital, emitido após sua conclusão.
12x de R$
54
ou R$ 540,00 à vista
Formação
Extensão
Modalidade
Remoto (ao vivo)
Carga horária
16 horas
Duração
6 meses

Após a confirmação do pagamento da taxa de matrícula, o acesso ao sistema será liberado em até 48 horas.

A efetivação da matrícula se dará após a entrega da documentação, que deve ser feita em, no máximo, 30 dias, via correio, ou diretamente ao representante da turma:

01 (uma) cópia simples do RG e do CPF;
01 (uma) cópia simples da Certidão de Nascimento, ou de Casamento, ou de Averbação de Divórcio;
01 (uma) cópia simples do comprovante de residência;
02 (duas) fotos 3 x 4 recentes;
01 (uma) cópia simples do histórico escolar de graduação;
02 (duas) cópias do diploma de graduação* devidamente registrado, em curso reconhecido pelo MEC. As cópias do diploma deverão ser autenticadas em cartório (frente e verso).

*Somente para alunos que concluirão o curso de Pós-Graduação.

*Endereço para envio: Rua Professor João Falarz, 1103, loja 04 - Cidade Industrial, Curitiba - PR, 81280-270.

Dúvidas?

Nosso time de especialistas está preparado para responder suas questões de forma única e personalizada.

Entre em contato